quinta-feira, 31 de maio de 2007

Pensamento do dia

"Pior do que caminhar só e miserável é estarmos com alguém ao nosso lado e fazer com que essa pessoa se sinta como se não tivesse a mínima importância na nossa vida".
Paulo Coelho

Uma história de casamento

Marido e mulher estão juntos há dez anos. Faziam amor todos os dias, agora fazem amor apenas uma vez por semana, mas isso afinal não é muito importante: existe cumplicidade, apoio mútuo, companheirismo. Ele fica triste quando tem de jantar sozinho, porque ela teve de ficar mais tempo no emprego. Ela lamenta quando ele viaja, mas entende que isso faz parte da sua profissão. Sentem que alguma coisa começa a faltar, mas são adultos, atingiram a maturidade, sabem o quanto é importante manter uma relação estável - nem que seja em nome dos filhos. Dedicam-se cada vez mais ao trabalho e às crianças, pensam cada vez menos no casamento - que aparentemente vai muito bem, não existe outro homem ou outra mulher. Notam que algo está errado. Não conseguem localizar o problema. À medida que o tempo passa, vão ficando cada vez mais dependentes um do outro, afinal a velhice está a chegar, as oportunidades de uma nova vida estão a desaparecer. Procuram ocupar-se cada vez mais, leitura, bordados, televisão, amigas - mas existe sempre a conversa ao jantar ou a conversa depois do jantar. Ele fica irritado com facilidade, ela fica mais silenciosa do que é habitual. Um sabe que o outro está cada vez mais distante e não percebe porquê. Chegam à conclusão de que um casamento é assim mesmo, mas recusam-se a conversar com os seus amigos, passam a imagem de um casal feliz, que se apoia mutuamente, tem os mesmos interesses. Surge um amante aqui, uma amante ali, nada de sério, claro. O importante, o necessário, o definitivo é agir como se nada estivesse a acontecer: é demasiado tarde para mudar.
A ideia de que o amor leva á felicidade é uma invenção moderna, do final do Século XVIII. A partir daí, aprendemos a acreditar que o amor deve durar para sempre e que o casamento é o melhor lugar para o exercer. No passado, não havia tanto optimismo quanto à longevidade da paixão. Romeu e Julieta não é uma história feliz; é uma tragédia. Nas últimas décadas, a expectativa quanto ao casamento como o caminho para a realização pessoal cresceu muito. A decepção e a insatisfação cresceram simultaneamente. "Amor" era sinónimo de ternura, segurança, prestígio, conforto, sucesso. "Amor" traduzia-se em sorrisos, em palavras como "amo-te" ou "adoro quando chegas a casa."
(Paulo Coelho in O Zahir)

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Masculinidade e feminidade: estereótipos culturais?


Do ponto de vista estritamente biológico existe diferenças inatas entre homens e mulheres e os mesmos diferem entre si em várias dimensões fundamentais do comportamento.
A testosterona, a harmona masculina, faz os homens tenderem mais para a agressividade e a competitividade do que para a cooperação; são hereditariamente mais propensos para o "domínio social", para o exercício da autoridade na vida social e são também mais orientados para as coisas, no seu modo de pensar. O estrogéneo e a progesterona, as harmonas femininas, parecem desenvolver mais a sensibilidade e a comunicação do que a competitividade, criando deste modo uma maior apetência para a protecção e não tanto para a agressão. As mulheres reagem mais fortemente aos estímulos emocionais e são emocionalmente mais expressivas. Daí as raparigas amadurecerem mais cedo e estarem preparadas para o namoro mais depressa do que os rapazes da mesma idade e também mais cedo se sentem preparadas para uma relação mais íntima.
O modo como as raparigas e os rapazes são educados acentuam as assimetrias inatas e fazem crescer as paredes biológicas que separam os homens e as mulheres. A sociedade incentiva os rapazes a serem mais agressivos, mais competitivos, mais afirmativos. As raparigas são ensinadas a serem mais passivas, mais comunicativas e mais cooperantes. Estes valores diferentes são-nos transmitidos pelos nossos pais, pelos nossos professores, pela sociedade e a nossa cultura, bem como pelos meios de comunicação e pela publicidade.
O sentido de masculinidade ou feminidade inicia-se a partir do momento em que há resposta á pergunta: "é menino ou menina?"
Pensamento do dia:
"Ninguém é superior a ninguém: Cada um com a sua instrução, cada um com a sua educação, cada um com a sua cultura. Todos diferentes, todos iguais."

terça-feira, 29 de maio de 2007

O homem e o animal

O homem é no mundo um único ser capaz "universi". É capaz de se abrir á totalidade; distingue-se de todos os outros entes, porque, apesar de biologicamente constituído, nunca é puramente biológico ou animal. Nele, o biológico ou a animalidade são inteiramente assumidos e transformados pela sua integração numa nova ordem, já não biológica, mas simbólica ou cultural. O homem não está, determinado, como o animal, pela imanência e rigidez dos seus instintos. É, pelo contrário, liberdade. E orienta o seu comportamento de acordo com todos os pilares da liberdade - pensamento, escolha, decisão e acção.
A sexualidade é uma característica de todos os seres vivos. A sexualidade humana diferencia-se da dos outros seres vivos, pelo simples facto de ser auto-determinada, ou seja, o ser humano não está sujeito a uma pré-definição da sua sexualidade, nem do seu comportamento sexual. O animal tem o "agora", o "momentâneo" , o homem tem o presente e o futuro, porque tem uma continuidade de vida.
Pensamento do dia:
"O ser humano tem dois grandes problemas: o primeiro é saber quando começar, o segundo é saber quando parar."
Paulo Coelho

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Pensamento do dia

" A ideia de que não somos responsáveis pelas nossas acções é muito atractiva. É extremamente conveniente ter sempre alguém sobre quem possamos lançar as culpas. Há quem culpe o destino. Apesar de as nossas vidas correrem ao longo de linhas predeterminadas, o destino não é responsável pelas nossas acções."
Brian Weiss, A Divina Sabedoria dos Mestres

Liberdade

O que é a liberdade?
As pessoas passam grande parte da sua vida a serem escravas de alguma coisa. Quanto mais defendem este direito único, mais escravas se mostram, por exemplo, dos desejos dos seus pais, de um casamento onde prometiam ficar com o outro "para o resto da vida"...Enfim, escravos de uma vida que não tinham escolhido, mas que tinham decidido viver.
A liberdade ainda continua a ser a coisa que mais prezo neste mundo. A liberdade não é a ausência de compromissos, mas a capacidade de escolher e de me comprometer com o que é melhor para mim. Ter liberdade é pensar, escolher, decidir e actuar com responsabilidade, (ser livre é igual a ser responsável).
Actualmente, as pessoas têm poucas hipóteses de escolha a nível profissional. Quanto á liberdade de expressão ( "direito de podermos dizer tudo aquilo que quisermos com a garantia de não sermos punidos civil e criminalmente") começa a sofrer um retrocesso, isto é a tendência é voltar aos velhos tempos. Quando a palavra liberdade significa escravidão. Quando se fala de "democracia" e se impõe a ditadura. Nestes casos, a palavra é como um som que não faz mover ninguém, porque o seu ritmo é irreconhecível. É o som da razão sem coração. (Laura Esquível, O Livro das Emoções).
Citando os últimos versos da canção "Escolhas" de Sara Tavares:

Tinha vontade de deixar de lutar
Contra o que sabia que era melhor evitar
Só uma vez não iria mudar nada
Pensar no fim é que ainda assustava.
Liberdade absoluta não existe; o que existe é a liberdade de escolher qualquer coisa, e a partir daí estar comprometido com essa decisão.

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Pensamentos literários sobre o amor

"Com o amor vem a compreensão. Com a compreensão vem a paciência."

"O amor derruba as barreiras e cria a unidade. A ignorância cria barreiras, desunião e diferença."
Brian Weiss
"A energia do ódio não irá levar-te a lugar algum; mas a energia do perdão, que se manifesta através do amor, conseguirá transformar positivamente a tua vida."
"No amor não há bem nem mal, não há construção nem destruição, há movimentos. E o amor muda as leis da natureza."
"O amor é a única coisa que estimula a inteligência e a criatividade, algo que nos purifica e liberta.
"Acho que o amor e a dependência andam juntos."
"A condição humana nos faz compartilhar apenas aquilo que temos de melhor - porque estamos sempre em busca de amor, de aceitação."
"O sofrimento nasce quando esperamos que os outros nos amem da maneira que imaginamos e não da maneira como o amor se deve manifestar - livre, sem controlo guiando-nos com a sua força, impedindo-nos de parar.
Paulo Coelho
"Existe uma coisa que nos deixa profundamente tristes: pensar que não somos amados."
"Quando aprendemos a sossegar as nossas mentes, conseguimos ver as coisas mais magníficas."
"Quem se ama a si mesmo e é feliz, não precisará de bebidas nem de drogas e jamais usará alguma coisa que o prejudique.
Onofre A. Menezes
"O único e verdadeiro valor é o amor."
Laura Esquível

Pensamento do dia


"Não existe um prazo para mudarmos o mundo. Aquilo que importa realmente é começar. Se é verdade que uma viagem de mil quilómetros começa pelo primeiro passo, então o primeiro passo é libertarmo-nos do nosso medo e do isolamento e começar a praticar actos de gentileza, sejam eles fortuitos ou planeados, grandes ou pequenos, e fazê-los todos os dias."

Brian Weiss

Emoções

A análise das emoções é vital para um melhor conhecimento do ser humano. Já vem dos gregos a máximadélfica que convidava ao verdadeiro conhecimento: "Conhece-te a ti mesmo."
Poucas pessoas conseguem controlar as suas emoções, a não ser que se trate de um indivíduo com um elevado grau de desenvolvimento espiritual. Na maior parte dos casos o controlo é uma forma patológica de reprimir a livre expressão da nossa condição humana. A mesma emoção pode ser experimentada de diferentes maneiras nas pessoas. Tudo depende do que a pessoa pensou no momento em que recebeu o estímulo para o resultado emotivo ser distinto. Tudo depende de a avaliação ser simples ou complicada.
Quando estamos ao pé de uma pessoa sorridente, sentimo-nos contagiados pela sua emoção. O estado emotivo de um ser humano influi radicalmente o seu meio.
Algumas vezes, em vez de nos afastarmos daquilo que nos incomoda, aproximamo-nos. O que é que nos leva a actuar dessa maneira? A ideia de que não somos suficientemente bons. A crença de que não merecemos outra coisa senão os maus tratos, por outras palavras, uma baixa auto-estima. Não é possível explicar de outra forma por que razão uma pessoa no seu perfeito juízo viveria ao lado de outra que a humilha constantemente.
A simples emissão de um som e a sua correcta vocalização pode evitar-nos muitos males.
Se queremos mesmo salvar este planeta, temos que começar por melhorar o estado emocional de todos aqueles que nele habitam. Isto é que seria revolucionário. Tirar as pessoas da depressão.
(Laura Esquivel in o Livro das Emoções)

quinta-feira, 24 de maio de 2007

ADIVINHA



Sem voz encanto, quem me ouve;

tenho leito e não durmo;

E, como o tempo, corro sempre.

canção do vento

Wind peace
sou vento sou vento
ninguém me retrai
levo em rodopio
aquilo que cai
sou vento sou vento
tenho forte voz
as águas dos rios
quebro-as na foz
sou vento sou vento
não canso só corro
às vezes escondido
parece que morro
sou vento sou vento
bom filho do ar
tudo o que semeio
acaba a criar
sou vento sou vento
voo e limpo a terra
só falho o intento
de varrer a guerra
sou vento sou vento
que move marés
não vejo uma arma
cair aos meus pés
sou vento sou vento
e os homens da guerra
não sou eu que invento
vão matar a Terra.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Pensamento do dia

" Muitas vezes (...) receamos ser rejeitados, ridicularizados, humilhados. Temos medo de que nos considerem "fracos", daquilo que possam pensar de nós, de parecermos tolos."
Brian Weiss

A propósito do livro



Fazendo uso de uma terminologia simples, natural, o autor faz ressaltar o modo como se processa, como se desenvolve uma psicoterapia que tenha por objectivo atingir aquilo que se propõe: a cura do ser humano em conflito emocional.

Porém, os que levam muito tempo para resolver os seus problemas ou aqueles que os vão acumulando sem os resolver, chegam a tal ponto de ansiedade, tristeza, depressão, angústia, que necessitam de um psicólogo para os ajudar; e a ajuda é tanto mais necessária quanto maior for a acumulação de emoções.

Se os pacientes conhecessem melhor os seus problemas; se se aceitassem a si mesmos como realmente são e tivessem o desejo de mudar o seu comportamento, a terapia seria mais rápida.

O objectivo deste livro é ajudar o paciente a ajudar-se. Oferecer meios para o paciente cooperar com o seu terapeuta.

Ninguém poderá mudar nada se não tiver um ponto de partida e outro de chegada, ou seja, se não partir de pressupostos e de parâmetros.

terça-feira, 22 de maio de 2007

Pensamento do dia

O pessimista queixa-se do vento,
o optimista espera
que ele mude
e o realista ajusta
as velas
William George Ward


Porquê blogandoaovento?

Hoje, vou tentar justificar o título do meu blog.
"Blogar", para mim, significa falar, escrever, comunicar... Porquê ao vento? Como o vento é uma força da natureza, que leva as coisas de um lado a outro, também o blog pretende ser tipo nave espacial em que se deposita ideias, reflexões, observações, comentários, apontamentos, opiniões, emoções, factos, imagens ou qualquer outro... em que O vento se encarrega de espalhar pelos quatro cantos do mundo.
O blog envia, sobretudo, pensamentos literários de escritores, como por exemplo, Paulo Coelho, Brian Weiss, Valerio Albisetti, Onofre A. Menezes, entre outros, com um tipo de literatura espiritualista, capaz de entrar em "mentes abertas", onde o vento possa entrar. Pois, quando este entra traz coisas novas, ruídos que não tinham sido ouvidos e gente com quem nunca tinha conversado.
para mim, é um prazer escrever e deitar ao vento.

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Amigo é...


Amigo é:


HEE HEE HEE HEE


quem te fez sentir
à vontade
e relaxado

quem te faz rir
quando te sentes
infeliz

quem faz
seja o que for
para te animar

quem te massaja
as costas

quem podes
chamar
em caso
de emergência

quem não procura
abater-te

quem respeita
a tua propriedade

quem acrescenta
sabores
à tua vida

quem não fala
mal de ti

quem não se zanga
quando
lhe telefonas
depois da
meia - noite

quem nunca fala
das tuas derrotas

quem te pode
dar um beijo
no nariz

quem não te faz
concorrência

quem não se ri
de ti

quem sabe quando
chegou o
momento
de ficar calado

quem sabe
dar-te confiança

quem te salva
quando estás
numa situação
estúpida

quem não crítica
a tua filosofia
de vida

alguém com
quem se pode
contar

amizade é... estar com todos os amigos de que preciso.

(Texto com supressões de Charles M. Schulz)

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Pensamento do dia



"Quando você não está a experimentar o presente, quando está absorto no passado, ou preocupado com o futuro, está a atrair para si dor e sofrimento."


Brian Weiss

Importância da terapia da regressão


"A terapia de regressão é um acto mental de recuo a tempos passados, quaisquer que possam ser esses tempos, com a finalidade de recuperar memórias que ainda poderão estar a influenciar de modo negativo a vida presente do paciente e que serão provavelmente a origem dos seus sintomas."


"A terapia de vidas passadas é especialmente eficiente no tratamento de dores musculares e ósseas, dores de cabeça em que não há reacção aos medicamentos, alergias, asma e sintomas induzidos por stress ou relacionados com o sistema imunológico, tais como as úlceras e a artrite."


"Por vezes a tendência para o abuso de uma determinada substância é qualquer coisa que já se verificou em vidas anteriores. Outros problemas que uma pessoa pensa que podem ser mascarados com a utilização de álcool ou drogas podem representar situações que já foram vividas noutras vidas, dando uma sensação de intemporalidade e de eternidade. Por outro lado, os pacientes que enfrentam o desafio da recuperação têm frequentemente uma necessidade subjacente em comum com os obesos. E essa necessidade é a de se Protegerem."


"Muitas vezes, a ira, o ódio, o medo e tantas outras emoções e comportamentos negativos que se manifestam na vida presente, poderão de facto ir buscar as suas origens em acontecimentos que ocorreram séculos atrás."


(Brian Weiss in O Passado Cura: A terapia através de vidas passadas)


Reencarnação

A reencarnação é uma ponte para o conhecimento, sabedoria e compreensão maiores. Recorda-nos o que levamos e não levamos connosco, a razão por que estamos aqui e o que devemos realizar de forma a continuar. Lembra-nos a incrível ajuda e orientação ao longo do caminho e os nossos entes queridos que regressam connosco para partilhar os nossos passos e aliviar os nossos fardos.
(Brian Weissi in Só o Amor é Real. A História do Reencontro de Almas Gémeas)



Uma alma individual pode ser reencarnada por diversas vezes em diferentes corpos, e desta maneira pode corrigir o mal causado em encarnações anteriores. De modo análogo, também pode atingir um grau de perfeição que não conseguira em encarnações prévias.

(Idem, O Passado Cura: A terapia através de Vidas Passadas)



O fenómeno da reencarnação verifica-se sempre que uma pessoa ainda tem lições a aprender sobre coisas sobre o amor, a compaixão, a caridade, a tolerância, a paz interior e a paciência - seria difícil aprendê-las todas numa só vida. Se a educação de uma pessoa ainda não terminou, então ela reencarnará noutra vida.

(Idem, Os Espelhos do Tempo)

Regressão

Regressão é um retorno a um estádio anterior de desenvolvimento. Segundo Brian Weiss na sua obra: Os Espelhos do Tempo:"A evocação de memórias do passado nos permite ter uma consciência mais clara do presente. Tornamo-nos mais capazes de nos concentrarmos no momento presente e de lhe dar valor. Por um lado, a meditação de regressão é um exercício de concentração e a sua prática regular desenvolve em nós a capacidade de nos concentrarmos no que estamos a sentir e a captar agora; por outro lado, as memórias que a regressão evoca permitem-nos ultrapassar as barreiras que nos impedem de aprender plenamente o momento presente. Assim sendo, já não nos sentimos tentados a pensar obsessivamente no passado ou a ficar preocupados com o futuro.
Com as recordações que nos vêm à mente durante as regressões, descobrimos uma vantagem do passado: podemos aprender com o passado e, através da experiência, ganhar sabedoria para vivermos melhor agora, no instante presente. Verifica-se um fenómeno idêntico relativamente ao futuro. Da mesma maneira que é inútil estar obcecado pelo passado, de pouco serve preocuparmo-nos com o futuro, pois isso não mudará o que vai acontecer. É necessário fazer planos para o futuro, mas inquietar-se com o futuro é uma perda de tempo.
Uma das muitas vantagens da meditação e da regressão é a mudança de valores que origina, ou seja, uma mudança de perspectiva, que nos permite discernir mais claramente o que é importante para nós e o que não é. Essa mudança de valores pode ocorrer ao descobrirmos que somos imortais, isto é, que não morremos quando os nossos corpos parecem."

As aparências iludem


"Preste atenção à embalagem com que as pessoas se apresentam. As pessoas mais perigosas apresentam-se muitas vezes com uma embalagem extremamente sedutora: são excitantes, divertidas, impulsivas, correm riscos, são de extremos. Muitas vezes, estas características exteriores cegam a visão do coração e não conseguimos ver os perigos."

"Aprenda a ver com o coração, não com os olhos."

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Pensamento do dia


" Ensinar é um processo muito individual, que depende imensamente do estilo, das preferências pessoais, dos valores e de muitos outros factores."

Brian Weiss, A Divina Sabedoria dos Mestres

Os nossos primeiros modelos



Os pais são os primeiros modelos das crianças. Os filhos observam-nos muito atentamente e modelam-se a si próprios a partir do que observam: o comportamento, os valores e as atitudes. Se existir ódio entre os pais, se forem violentos, eles tornar-se-ão iguais. Uma das principais missões de que estão revestidos é transmitir aos filhos, logo desde a infância, os seus verdadeiros valores e os comportamentos adequados. Os bebés observam-nos atentamente e a sua capacidade de compreensão excede bastante as nossas ideias a esse respeito.




Muitos jovens chegam á escola com um grau de educação muito aquém do desejável: não respeitam ninguém, pensam que podem com tudo, digamos que estão na "idade da parva", mas têm que reconhecer que há limites...



Verifica-se um caos: alunos que agridem professores, funcionários e colegas; inquéritos e sobrecargas de trabalhos burocráticos para averiguações que não dão em nada!



A culpa é de quem? Quem souber que responda.






Meditação


A meditação é uma das maneiras mais importantes de alcançar a paz interior e o equilíbrio. A sua prática ajuda-nos a purificar a mente. Liberta-nos do stress, de pensamentos indesejados, de fragmentos e ecos do mundo exterior - factores que perturbam a nossa mente consciente. Quanto mais profundo for o nível que atingimos na meditação, mais nos afastamos do estado de consciência quotidiana (que alberga frustrações, stress, ansiedade e preocupações) e mais nos aproximamos do nosso EU superior.

Os exercícios de meditação podem reduzir as crises de insónia, por exemplo, bem como ajudar a controlar o peso, a parar de fumar, a reduzir o stress, a fortalecer o sistema imunitário, a combater infecções e doenças crónicas, e a baixar a tensão arterial.


A prática regular da meditação é um instrumento valiosíssimo para a recuperação e manutenção da saúde, pois não há dúvida de que a química e a física do corpo são influenciadas pelas energias mentais e espirituais.


Os investigadores da Harvard University descobriram que certos tipos de meditação podem prolongar a vida dos mais idosos.


(Brian Weiss in Meditação...)


















quarta-feira, 16 de maio de 2007

Pensamento do dia




"Bem - aventurados os que não têm medo de mostrar aquilo que não sabem."




"Existe sempre mais alguém a pensar, a alegrar-se ou a sofrer da mesma maneira, e isso dá-nos força para encarar melhor o desafio que temos diante de nós."


Paulo Coelho, O Zahir


Celebridades


Marina Rodrigues, natural da Madeira e Miss Portugal 2004, foi a vencedora do "reality show" da TVI: "A Bela e o Mestre", os meus parabéns.


Só que, a fama é efémera; quando olharmos à nossa volta esta terá desaparecido. Teremos perdido a sensação, o aroma, a delicadeza e a beleza do momento. Parecerá ter passado a correr por nós. Por isso, temos que viver cada momento como se fosse o último.


"Artistas", que entraram em programas de televisão, acabaram por ficar na miséria. Quando, ainda, eram "celebridades" apareciam nas revistas com rostos sorridentes e satisfeitos...


"Porque vendemos felicidade aos leitores da revista, se somos profundamente infelizes, escravos da fama?"

terça-feira, 15 de maio de 2007

Pensamento do dia

" Temos de amar e respeitar-nos uns aos outros, para vermos e apreciarmos a beleza e a dignidade inata de todos nós, pois todos nós somos almas, todos nós somos feitos da mesma substância".
Brian Weiss, Só o Amor é Real. A História do Reencontro de Almas Gémeas

Imortalidade


Mais de 90% da humanidade acredita na existência de Deus, acredita que existe o céu e que passamos para um outro reino quando morremos. Mas o nosso comportamento arrasa por completo essa nossa fé. Somos capazes de nos tratarmos uns aos outros com rudeza e violência. Continuamos a cometer genocídios e a combater guerras que nunca acabam. Assassinamos, violamos, torturamos e roubamos. Continuamos a comportar-nos de uma maneira muito rasteira e muito egoísta. O medo impede-nos de reconhecer a nossa verdadeira essência espiritual. Na verdade somos seres imortais que nunca morrem e, em termos energéticos, nunca estamos separados daquele que amamos. A morte não é mais do que atravessar uma porta para um outro quarto. Quando as nossas almas abandonam os nossos corpos, na altura da nossa "morte" física, a nossa aprendizagem prossegue em planos mais elevados, planos que na realidade são níveis mais elevados de consciência. Procedemos então a uma revisão da vida que acabamos de terminar, aprendemos as nossas lições. Os níveis de consciência que visitamos quando as nossas almas abandonam o corpo físico são múltiplos. Um nível extremamente importante é constituído pela fase da aprendizagem, o período que passamos em revista as nossas vidas. Voltamos a experimentar cada encontro, cada relação. Sentimos as emoções das pessoas que ajudámos ou magoámos, amámos ou odiámos, que afectámos positiva ou negativamente. Sentimos as suas emoções muito profundamente. O modo como tratamos os outros nos nossos relacionamentos é infinitamente mais importante do que tudo aquilo que tenhamos acumulado materialmente. Quando morremos não levamos nada do que é "nosso". Transportamos connosco apenas as nossas acções, os frutos da sabedoria do nosso coração.

Frases seleccionadas da obra: A Divina Sabedoria dos Mestres, Brian Weiss

Sobre a felicidade

Todos procuram e desejam ser felizes. Resta saber o que fazer para alcançar a felicidade.
Segundo Paulo Coelho na obra O Zahir, "algumas pessoas parecem felizes: simplesmente não pensam nisso. Outros fazem planos: vou ter um marido, uma casa, dois filhos, uma casa de campo. Enquanto estão ocupadas com isso, são como touros em busca do toureiro: reagem instintivamente, seguem em frente sem saberem onde está o alvo. Conseguem o seu carro, às vezes até conseguem o seu Ferrari, acham que o sentido da vida está ali, e nunca fazem a pergunta:" Serei feliz?"
Brian Weiss na obra A Divina Sabedoria dos Mestres diz-nos que: "a verdadeira felicidade implica uma compreensão da vida e da morte e uma natureza espiritual, de amor e de compaixão. Introspecção, meditação, serviço, gentileza e caridade são alguns dos passos neste caminho. Aprender a perdoar-nos a nós próprios e aos outros, praticar a não - violência e boas acções, trabalhar para eliminar a ira, o medo, a ganância, o falso orgulho, o egoísmo, são outros dos passos a dar."
A verdadeira felicidade vem de dentro. Não depende de factores externos, nem dos reflexos daquilo que os outros pensam de nós. A pessoa fica vulnerável e é tão fácil magoar-se quando os sentimentos de segurança e de felicidade dependem dos comportamentos e das acções das outras pessoas.
Se conseguirmos diminuir gradualmente o nosso nível de preocupação com o que os outros pensam a nosso respeito, nessa altura conseguiremos também aumentar a nossa alegria interior.

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Pensamento do dia

" Há dois tipos de mundo: aquele com que sonhamos e aquele que é real".
Paulo Coelho, O Zahir

Os sonhos

Os sonhos têm muitas funções. Ajudam a processar e a integrar os acontecimentos do dia. Fornecem pistas, frequentemente na forma de símbolos ou metáforas, que contribuem para a resolução dos problemas quotidianos - relações, medos trabalho, emoções, doenças e muito mais. Podem ajudar-nos a alcançar os nossos desejos e objectivos, se não fisicamente, pelo menos através da realização de fantasias. Ajudam-nos a analisar acontecimentos passados, lembrando-nos do seu paralelismo no presente. Protegem o sono disfarçando estímulos como a ansiedade que, de outra forma, nos acordariam. Os sonhos também têm funções mais profundas. Podem fornecer pistas para recuperar memórias reprimidas ou perdidas, tanto da infância e do período intra - uterino como de vidas passadas. Fragmentos de vidas passadas emergem muitas vezes durante o estado de sonho, particularmente naqueles em quem sonha vê cenas decorridas anos ou séculos antes do seu nascimento.
Os sonhos podem ser psíquicos ou precógnitos. Frequentemente, estes sonhos específicos podem prever o futuro. A sua exactidão varia, pois o futuro parece ser um sistema de probabilidades e inevitabilidades, e ainda porque a capacidade das pessoas para interpretar com precisão os próprios sonhos varia tremendamente.
Estes sonhos psíquicos ou precógnitos são experimentados por muitas pessoas de todas as culturas e estratos sociais. No entanto, muitas delas ficam chocadas quando os seus sonhos, literalmente, se tornam realidade.
(Brian Weiss)

sexta-feira, 11 de maio de 2007

"Meus senhores, aqui estão os gatos!"



Vasculhando na biblioteca na parte de Literatura Portuguesa, encontrei um livro que tem por título: Os Gatos de Fialho de Almeida. Folheei-o e eis que dei com um texto que não resisti e passarei a transcrevê-lo:

«Deus fez o homem à sua imagem e semelhança, e fez o crítico à semelhança do gato.

Ao crítico deu ele, como ao gato, a graça ondulosa e o assopro, o ronrom e a garra, a língua espinhosa e a câlinerie. -lo nervoso e ágil, reflectido e preguiçoso; artista até ao requinte, sarcasta até à tortura, e para os amigos bom rapaz, desconfiado para os indiferentes, e terrível com agressores e adversários. - Um pouco lambareiro talvez perante as belas coisas, e um quase nada céptico perante as coisas consagradas; achando a quase todos os deuses pés de barro, ventre de jibóia a quase todos os homens, e a quase todos os tribunais, portas travessas. - Amigo de fazer jongleries com a primeira bola de papel que alguém lhe atire, ou seja um poema, ou seja um tratado, ou seja um código. - Paciente em aguardar, manso e apagado, com um ar de mistério, horas e horas, a sortida de uma rato pelos interstícios de um tapume, e pelando-se, uma vez caçada a presa, por fazer da agonia dela uma distracção; ora enrolando-a como um cigarro, entre as patinhas de veludo; ora fingindo que lhe concede a liberdade, atirando-a ao ar, recebendo-a entre os dentes, roçando-se por ela e moendo-a, até a deixar num picado ou num frangalho.

Desde que o nosso tempo englobou os homens em três categorias de brutos, o burro, o cão e o gato - isto é, o animal de trabalho, o animal de ataque, e o animal de humor e fantasia - porque não escolheremos nós o travesti do último? É que se quadra mais ao nosso tipo, e aquele que melhor nos livrará da escravidão do asno, e das dentadas famintas do cachorro.

Razão porque nos acharás aqui, leitor, miando pouco, arranhando sempre, e não temendo nunca».

Pensamento do dia


"O amor dissipa a raiva. Essa é a parte espiritual. O valium não o faz. O prozac não o faz. E o amor cura a dor."

Brian Weiss, Só o Amor é Real. A História do Reencontro de Almas Gémeas.

Almas Gémeas

Costuma-se falar no "Dia dos Namorados," da "Cara-metade" para designar, possivelmente, o ser amado ou aquele que nos completa. Paulo Coelho na sua obra Brida, refere-se à "Outra Parte" e Brian Weiss a "Alma Gémea". Este escritor na sua obra: O Passado cura: A terapia através de vidas passadas define: "Uma alma gémea é alguém que encontramos e com quem sentimos de imediato uma ligação, como se já conhecêssemos essa pessoa há muito tempo." O reconhecimento subconsciente de uma pessoa com quem tivemos uma ligação numa vida passada por vezes é manifestado por uma atracção ou repulsa imediatos e pela repetição de velhos comportamentos programados a partir de uma vida passada." Mas é na obra Só o Amor é Real / A História do Encontro de Almas Gémeas que o escritor conta a história de duas almas gémeas: Pedro e Elisabeth. O livro fala de almas gémeas, pessoas que estão eternamente ligadas pelo seu amor e se reencontram repetidamente, vida após vida.
A forma como encontramos e reconhecemos as nossas almas gémeas, e as decisões que então temos de tomar, estão entre os momentos mais importantes e comoventes que transformam a nossa vida. O destino dita o encontro entre almas gémeas. Encontrá-las-emos. Mas o que decidimos fazer após esse encontro cai no campo da livre escolha. Uma escolha errada ou uma oportunidade desperdiçada pode conduzir a incrível solidão e sofrimento. A escolha certa, uma oportunidade realizada, pode levar-nos a um profundo estado de beatitude e felicidade. Há sempre alguém especial para qualquer cada um de nós. Frequentemente existem dois ou três, ou mesmo quatro. Provêm de diferentes gerações. Viajam através dos oceanos do tempo e das profundezas das dimensões celestiais para estarem novamente connosco. Vêm do outro lado, do céu. Estão diferentes, mas o seu coração reconhece-os. Nem sempre casaremos com a alma a que estamos mais fortemente ligados. Pode existir mais do que uma para nós, pois as famílias de almas viajam juntas. Podemos mesmo ter um relacionamento com mais do que uma alma gémea ao mesmo tempo.
Não se tropeça numa alma gémea todos os dias, talvez só uma ou duas vezes na vida. A reunião com uma alma gémea depois de uma longa e involuntária separação é qualquer coisa pela qual vale a pena esperar - mesmo que se trate de uma espera de séculos.

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Pensamento do dia

As crianças recordam-nos os nossos valores primários, aquilo que é verdadeiramente importante na vida: alegria, divertimento, despreocupação no momento presente, confiança e o valor das boas relações.
Brian Weiss

terça-feira, 8 de maio de 2007

Pensamento do dia

Sejamos capazes de amar, mesmo que o amor não seja correspondido, porque amar é seguir o que o coração manda e dá sentido á nossa vida.

A palavra AMOR

"Amai-vos uns aos outros", é uma frase muito proclamada. AMOR, palavra curta, escreve-se apenas com quatro letras e tem inspirado muitos escritores e, não só, ao longo dos tempos... Amor significa, muito sintéticamente, afeição profunda de uma pessoa a outra. Muitas acções são baseadas e justificadas em nome do "amor". Não há dúvida de que, o amor verdadeiro é o melhor que há na vida. Sem amor e sem objectivos, a vida torna-se vazia e sem sentido... Segundo o escritor Paulo Coelho na sua obra O Diário de um Mago existe três palavras gregas para designar o amor, passo a citar:
"Eros - Aquele sentimento entre duas pessoas.
Philos - É o amor sobre a forma de amizade.
Ágape - Amor que devora.
Todos nós corremos em busca de Eros, e quando Eros se quer transformar em Philos, achamos que o amor é inútil. Sem perceber que Philos é que nos conduzirá até à forma do amor maior, Ágape.
Ágape é o amor total. O Amor-Que-Devora quem o experimenta. Quem conhece e experimenta Ágape vê que nada mais neste mundo tem importância, apenas amar. Este foi o amor que Jesus sentiu pela humanidade, e foi tão grande que sacudiu as estrelas e mudou o curso da história do homem.
Quando amamos e acreditamos do fundo da nossa alma em algo, nos sentimos mais fortes que o mundo, e somos tomados de uma serenidade que vem da certeza de que nada poderá vencer a nossa fé."
O amor verdadeiro é aquele que se dá, sem se exigir nada em troca, este é o amor sob a forma de Ágape, é infinito, enquanto Eros é passageiro, é aquele que predomina entre os casais.

As várias Religiões

Existe várias religiões no mundo. Qual será a mais certa? A cristã? Para os católicos, talvez sim. Eu nasci e cresci embalada na religião católica, por isso sou católica, mas se os meus progenitores me intuissem outros valores, provavelmente os teria seguido. Nutro imenso respeito pelas outras religiões, pois creio que existe o mesmo Deus em todas elas. Deus é amor é a definição da maior parte das religiões do mundo. Senão vejámos as semelhanças, no que concerne aos valores espirituais partilhados de Paz e Amor entre algumas religiões: Cristianismo: Não julgues, e não serás julgado... Trata sempre os outros do modo como gostarias que eles te tratassem. Hinduísmo: O homem obtém uma regra de acção correcta se olhar para o próximo como para si próprio. Budismo: Não magoes os outros com aquilo que te faz sofrer. Aquele que está cheio de amor por todas as coisas do mundo, que pratica a virtude para beneficiar os outros, somente esse homem está feliz. Islamismo: Faz aos outros aquilo que gostavas que te fizessem a ti; e rejeita para os outros tudo aquilo que rejeitarias para ti.
Nenhuma religião do mundo proclama o ódio e a guerra entre os povos, embora alguns incentivem a guerra em nome da religião.

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Viver a Vida

O que é a vida? O que é a vida, afinal? Para que é que vivemos?
Nos dias mais sombrios da nossa existência, apetece-nos fazer inúmeras perguntas, entre elas questionar sobre a própria vida. Será que há razões suficientes e capazes de justificar a nossa existência? Num mundo cada vez mais egoísta, sem valores, competitivo, num "salve-se quem puder"...!?
Há quem acredite no destino, outros, ainda na reencarnação. Qual destino? Existe, mesmo, destino? Há quem diga que sim. O que é que acontece a quem não cumprir esse destino? Segundo os que crêem na reencarnação, a pessoa que não cumpre o seu destino, volta a reencarnar, deste modo a viver uma nova vida, a cumprir tudo o que lhe estava destinado até se purificar e ascender a um mundo melhor. Este processo de evolução poderá demorar séculos. Assim sendo, os espíritos vão e vêm quantas vezes forem necessárias...

Pensamento do dia

Nem tudo o que parece ser, á primeira vista, é defacto e nem tudo o que se diz e escreve é digno de confiança.

Que futuro iremos deixar ás gerações vindouras?


"As energias naturais que, num tempo imemorial, pareciam infinitas revelam, agora, os seus limites. Se o ser humano domina a natureza, também ele faz parte dela e depende dela para a sua própria sobrevivência.
O princípio da responsabilidade consiste, em primeiro lugar, aceitar pagar o custo, humano e financeiro, da alteração dos maus hábitos sociais quanto ao tratamento das reservas naturais e energéticas. Em segundo lugar, verificar que existem para a sociedade de consumo limites de direito, impostos pela obrigação de não esgotarem a natureza. A utilização de adubos e de pesticidas provoca elevados níveis de poluição que indirectamente afectam a qualidade de vida das pessoas e que a aplicação de doses exageradamente elevadas destes produtos na agricultura intensiva traz como consequência a poluição do solo e das águas.
A nível mundial a industrialização aumentou cerca de 50 vezes, no nosso século, e para alimentar aquilo que sempre foi entendido como progresso e desenvolvimento consumiram-se milhões de toneladas de petróleo e de minérios, contaminou-se o ar, as terras, os rios, os lagos e os oceanos com os mais variados produtos tóxicos e com subprodutos diversos que afectam a fauna e a flora e entram na cadeia alimentar. As grandes quantidades de óxido de carbono e outros gases que a capacidade humana produziu estão a provocar o «efeito de estufa» e isso determinará uma elevação média da temperatura anual que poderá ir de 1,5 a 4,5 graus Celsius nos próximos anos, se for mantido o actual consumo de combustíveis fósseis, a destruição da camada de ozono pelos clorofluorcarbonetos utilizados nos aerossóis, podem arrastar graves riscos para a vida humana, animal e vegetal. Por outro, a destruição desordenada, por vezes sob a forma de grandes queimadas, do coberto vegetal, arrasta também consigo a eliminação de numerosas espécies e variedades.
Como demonstrar que os nossos comportamentos mais íntimos têm reflexos no futuro da evolução da sociedade?
Todos estes problemas levantam uma questão simples que se pode enunciar nestes termos: que tipo de terra e que tipo de ser humano vamos deixar em herança às gerações futuras? Será que nós temos o direito de esgotar as reservas naturais e energéticas sem consideração para com a situação do planeta Terra que vamos deixar às gerações futuras? O que é que constitui como nosso dever moral a tarefa de preservar a vida humana na terra?
As gerações vindouras "esperam" de nós que assumamos a nossa responsabilidade perante nós próprios quanto à sobrevivência futura da possibilidade de uma vida humana feliz e digna de ser vivida."








sexta-feira, 4 de maio de 2007

Capitalismo Português


Você tem duas vacas.

Uma delas é roubada.

A outra foi comprada através do Fundo Social Europeu.

O governo cria o IVVA? Imposto de Valor Vacuum Acrescentado.

Um fiscal vem e multa-o, porque embora você tenha pago correctamente o

IVVA,

o

valor era pelo número de vacas presumidas e não pelo de vacas reais.

O Ministério das Finanças, por meio de dados também presumidos do seu

consumo de

leite, queijo, sapatos de couro, botões, presume que você tenha 200 vacas.

Para

se livrar do sarilho, você dá a vaca que resta ao inspector das finanças

para

que ele feche os olhos e dê um jeitinho...


Texto de autor desconhecido!



Poesia Matemática


Um Quociente apaixonou-se

Um dia

Doidamente

Por uma Incógnita.

Olhou-a com seu olhar inumerável

E viu-a, do Ápice à base...

Uma figura Ímpar;

Olhos rombóides, boca trapezóide,

Corpo ortogonal, seios esferóides.

Fez da sua

Uma vida

Paralela à dela.

Até que se encontraram

No Infinito.

"Quem és tu?" indagou ele

Com ânsia radical.

"Sou a soma do quadro dos catetos.

Mas pode chamar-me Hipotenusa."

E de falarem descobriram que eram

O que, em aritmética, corresponde

A alma irmãs

Primos-entre-si.

E assim se amaram

Ao quadrado da velocidade da luz.

Numa sexta potenciação

Traçando

Ao sabor do momento

E da paixão

Rectas, curvas, círculos e linhas sinusoidais.

Escandalizaram os ortodoxos

das fórmulas euclidianas

E os exegetas do Universo Finito.

Romperam convenções newtonianas

e pitagóricas.

E, enfim, resolveram casar-se.

Constituir um lar.

Mais que um lar.

UMa Perpendicular.

Convidaram para padrinhos

O Poliedro e a Bissetriz.

E fizeram planos, equações e

diagramas para o futuro

Sonhando com uma felicidade

Integral

E diferencial.

E casaram-se e tiveram

uma secante e três cones

Muito engradaçadinhos.

E foram felizes

Até àquele dia

Em que tudo, afinal,

Se torna monotonia.

Foi então que surgiu

O Máximo Divisor Comum...

Frequentador de Círculos Concêntricos.

Viciosos.

Ofereceu-lhe, a ela,

Uma Grandeza Absoluta,

E reduziu-a a um Denominador Comum.

Ele, Quociente, percebeu

Que com ela não formava mais Um Todo.

Uma Unidade.

Era o Triângulo,

chamado amoroso.

E desse problema ela era a fracção

Mais ordinária.

Mas foi então que Einstein descobrui a

Relatividade.

E tudo que era expúrio passou a ser

Moralidade

Como aliás, em qualquer

Sociedade.

Autor desconhecido



quinta-feira, 3 de maio de 2007

As tradições do Espírito Santo


É tradição, em quase todas as paróquias da Madeira, as Visitas Pascais, mais conhecidas pelas visitas do Espírito Santo às casas das pessoas. Estas iniciam-se logo asseguir ao Domingo de Páscoa e prolongam-se até ao Corpo de Deus. Na realização desta tradição, há diferenças culturais na Ilha. Por exemplo, na Paróquia da Vila de S. Vicente, há sempre um festeiro, em cada Visita Pascal, que se encarrega de oferecer o almoço. O grupo é composto por treze pessoas: o Pároco, o festeiro, que leva a Salva, dois familiares ou amigos que levam as Bandeiras com as Insígnias do Divino Espíritio Santo, um Acólito que leva a Água Benta, quatro saloias e quatro músicos.
Quanto ao vestuário. Os homens vão de fato e capa vermelha e as saloias vão trajadas de branco, capinha vermelha, carapuça dourada, um fio de ouro ao pescoço, sapatos brancos e cesto com flores (rosas - que atiram às pessoas). Elas entoam cânticos populares, acompanhados de viola e acordeão. À chegada cantam:
Aqui chega uma visita
Que já não chegou há tanto
Recebam com alegria
O Divino Espírito Santo.
Á saída das casas, como sinal de agradecimento entoam:
Agradeço a vossa oferta
Vossa oferta é um favor.
Quem vos há-de agradecer
É Jesus Nosso Senhor.
Os paroquianos, familiares e amigos acolhem esta visita com muita alegria e entusiasmo, já que o ambiente é de grande festa. Agradecem a visita, dando as suas ofertas, em dinheiro para o pároco, para a Salva e para as saloias. As ofertas da Salva são destinadas às obras de recuperação da igreja.
Além do almoço, o festeiro paga o fogo e aos músicos.
Também faz parte da tradição fazerem uma limpeza geral á casa, tal como no Natal, entre outras coisas mais....

Homossexualidade

A homossexualidade é uma atracção sexual e uma preferência para os indivíduos do mesmo sexo. Fala-se de uma forma geral de lésbicas para as mulheres e de homossexuais para os homens. Existe gente que acha que os homossexuais já nascem assim. Outros, ao contrário, dizem que a conjunção do ambiente social com a figura dominadora do genitor do sexo oposto é que são decisivos na expressão da homossexualidade masculina ou feminina.
Para Iracy Peters, o aumento ou a maior visibilidade da homossexualidade é uma consequência do "novo modernismo" português, em que cada um tem a liberdade de seguir "o que quiser".
A sexóloga defende que "a homossexualidade verdadeira é um desvio adquirido. Ninguém nasce homossexual".
Da mesma forma, considera que esta acaba por ser uma forma de "prostituição", sublinhando que o ser humano nasceu para as relações homem / mulher, assentes numa lógica de procriação. Afirma que este tipo de comportamentos sexuais não deveriam existir em pleno Século XXI, salientando que é tudo uma questão "de busca, "de cultura", de "educação".

Cultura Brasileira

Embora não sendo fã da cantora Maria Bethânia, deixo aqui alguns versos em sua homenagem:

Primeiro vocês me azucrinam
Me entortam a passarinha
E me botam na rata
Um cheiro de chulé.
E depois me chorando desculpas
Assim meio pedindo
Querendo ganhar
Uma lambretinha.
Não sei a razão
Mas eu sei
Que vocês querem linguar
Só sinto na cucaracha
Um formigueiro
Que só dá para cagar
Vejam bem
O nosso caso
É uma porta empenada
Eu busquei a palavra errada
Vejam se entende
Este grito de alerta!!
ÃRGH!!

Dieta Sensacional



Se dorme acompanhada, acorde o seu companheiro e comece o dia pela sugestão n.1 do camacetra. Se vive só espere pelo carteiro.

2. Tome um bom banho.

3. Pequeno-almoço saudável: sumo de laranja natural, uma torrada com nutela e um café.

4. Vá de bicicleta para o trabalho para exercitar os músculos.

5. Trabalhe muito para que seja reconhecido. Seja o trabalhador do mês para ganhar uma placa.

6. Telefone ao seu amor e diga-lhe que o ama e faça planos para o jantar.

7. Beba muita água para acalmar os ânimos.

8. Almoce com o patrão e aceite sem cerimónia o colar de pérolas. Sugere-se uma salada de camarão, uma picanha fatiada com feijão preto e farófia e para a sobremesa op patrão. Cuidado com a indigestão.

9. Vá ás compras e use os cartões de crédito do seu marido.

10. Vá trabalhar! Pelo caminho telefone ao seu marido a dizer que tem saudades.

11. Tome um chá verde e duas bolachinhas de água e sal.

12. Saia do trabalho, pegue na bicicleta e pedale até casa.

13. Chegue a casa, vá perdendo a roupa pelo chão, até à sua banheira de espuma que já está à sua espera. Meta-se lá dentro e desfrute de um banho de rosas e uma taça de champanhe. Ps, não esqueça as velas!

14. Batem à porta. Será o marido? Será o patrão? Será o carteiro? Ou será...? Seja quem for, pense... são sempre menos calorias!

15. Jantar. Sopa? É brega! Que tal? Telefone e encomende não importa o quê. Use a sua imaginação e deswfrute.

16. Telefone à sua amiga e faça dela ouvido de aluguer. Mas conte, conte tudo! Não se esqueça, todos os pormenores são importantes. Deixe as emoções saírem para melhor relaxar.

17. Está estafada? Deite-se, jogue-se para a sua cama e pense amanhã é outro dia. Calorias gastas três mil. Você está mais magra!

SE NÃO EMAGRECER, NÃO IMPORTA, SEJA FELIZ!



Os homens e os carros



A título de curiosidade li numa revista, que através do carro que o homem escolhe conduzir, se revela toda uma cartografia do seu espírito.
Para aqueles que possuem marcas como : Renault Clio ou Cinco, Seat Marbella, Citroën Saxo, Volkswagen Polo, Peugeot 1006 - caso tenham mais de dez anos, a posse destes modelos não revela apenas falta de dinheiro. Fazem geralmente as delícias dos jovens (ou menos jovens) intelectuais urbanos, que frequentam os espaços da moda e consomem uma cultura dita alternativa (ou seja, que não seja conhecida por mais de dez pessoas). Possuem profissões liberais no campo da arte, são professores ou jornalistas. Vivem com os dois pés no ar e um desejo que reconheçam o artista que existe dentro deles. Porém, sabem tornar uma discussão interessante, além de conhecerem uma série de locais giros.